Fale conosco:

12 3921-5442

Palestras



O que são palestras?

 

São atividades de curta duração, no máximo 2 horas, que têm como objetivo apresentar de forma sucinta um tema para criar impacto em relação a uma novidade, sensibilizar para o aprofundamento de determinado assunto ou apresentar a essência de um conceito, que funcionará como fio condutor para construção de um processo mais longo. Nestes casos, a palestra funciona como a manchete de uma notícia.

 

As palestras podem ser usadas também como veículo motivacional para abertura e encerramento de eventos, abrindo as portas mentais e sensíveis para novos aprendizados ou deixando o gostinho de quero mais.

 

 

Nosso jeito

 

A receita é não ter receita. É assim que resumimos nossa forma de trabalhar, quer diante de uma grande empresa como Votorantim, Novelis ou Tivit, quer frente a um indivíduo.

 

Mas, o que está por trás deste aparente jogo de palavras? O que ele quer significar com não ter receita? Seria confiar ao acaso? Improvisar? Não. Ele sugere que as pessoas e as organizações, em vez de colecionar receitas, procurem ter conceitos e buscar inspiração em arquétipos e princípios presentes na Criação. Propõe a visão da empresa como um organismo vivo. Poesia? Filosofia? Uma fala romântica que em nada combina com a concretude das corporações capitalistas?

 

Para exemplificar esta argumentação, começamos por valer-nos de um aparente paradoxo: único ou semelhante? Sabemos que a Terra é habitada por quase 7 bilhões de pessoas e que não há nenhuma igual a outra. Por outro lado, como mostra a Antroposofia, podemos verificar que todas funcionam sob um mesmo modelo, atuando em três dimensões: pensar, sentir e querer.

 

Por ter sido criada pelo homem, a empresa estabelece com ele a semelhança que toda criatura guarda com seu criador, tendo assim o seu pensar, sentir e querer. O pensar, representado por seus valores, sua missão e visão. O sentir, pela forma como as pessoas se relacionam, se comunicam e estabelecem (ou não) vínculos. O querer, materializado pelos seus processos e recursos, por aquilo que ela entrega como produto ou serviço para o mundo.

 

Não ter receitas é entender a empresa como este organismo vivo e questionar: como é o ciclo da existência de um ser vivo? Que tipo de cuidados ele exige? Quais são suas dúvidas? O que o incomoda? O que liga as pessoas às organizações?

 

Qual é o papel da profissão na vida de cada um de nós?

 

A partir de questões dessa natureza, podemos tratar com simplicidade e bom humor os assuntos mais áridos, obtendo como resultado a motivação e engajamento das pessoas nos mais diversos campos da atuação humana.

 

 

Temário

 

O tema, forma e conteúdo da palestra serão definidos de acordo com a situação e o objetivo que se deseja alcançar.
Abaixo alguns temas apresentados em fóruns e congressos nos últimos anos:

 


Palestras realizadas