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Consultoria



O que é ?

 

 

A consultoria de processos baseia-se nos seguintes princípios e metodologia:
Respeito e alinhamento à identidade do cliente.
 
  • Adequação aos processos e recursos pré-existentes.
  • Abordagem participativa.
  • Soluções construídas com o cliente.
  • Ferramentas e conceitos andragógicos(1).
  • Atividades de reflexão, vivenciais e oficinas (workshops).
  • Internalização dos conceitos através da prática.
  • Estímulo ao desenvolvimento de multiplicadores (o cliente aprende a metodologia).

 

(1) Andragogia é a disciplina que se ocupa da educação e aprendizagem de adultos.

 

 

 

 

Abrangência

 

 

A Consultoria de Processos atua no desenvolvimento dos indivíduos, das equipes e da Organização como um todo:
 
 
Desenvolvimento Organizacional
  • Apoiar e conduzir Processos de Desenvolvimento Organizacional
  • Dar suporte à elaboração da estrutura organizacional
  • Desenhar e apoiar a implantação de modelos de Gestão de Pessoas
  • Change Management: Estruturar e conduzir processos de gestão de mudança
 
Desenvolvimento de Equipes
  • Facilitar reuniões estratégicas e processos decisórios
  • Diagnosticar e desenvolver soluções para questões de relacionamento
  • Construir e conduzir processo de Avaliação 360 graus
  • Team building
 
Desenvolvimento de Indivíduos
  • Realizar coaching individual de desempenho e/ou potencial

 

 

 

 

Aplicação

 

 

Por tratar-se de uma metodologia e não um produto, a consultoria de processos pode ser aplicada em qualquer situação na qual um grupo queira atingir um objetivo. Pode ser qualquer grupo e qualquer objetivo. A título de exemplo, algumas aplicações:
 
  • Desenhar modelo de gestão de pessoas, do recrutamento e seleção até planejamento sucessório
  • Contruir a identidade de um grupo (visão, missão, valores)
  • Traduzir a identidade para ações práticas
  • Trabalhar as relações de uma equipe
  • Alinhar papéis
  • Preparar equipe para trocar feedback
  • (um feedback bem feito é a melhor, mais eficiente e mais barata ferramenta para identificar oportunidades de desenvolvimento)
  • Fazer a gestão da mudança, transformando adversários em parceiros
  • Desenhar e conduzir processos de comunicação delicados
  • Diagnosticar e identificar ações para resolver questões entre cliente e fornecedor
  • Annual Reviews
  • Elaborar de PDI – Plano de Desenvolvimento Individual
  • Facilitar reuniões
  • Conduzir processos decisórios